sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dislexia

Hoje vi um programa na tv que abordava o tema dislexia.
É incrivel o nivel de ignorancia no que toca a este tema.

As competências de leitura e escrita são consideradas como objectivos fundamentais de qualquer sistema educativo, pois constituem aprendizagens de base e funcionam como uma mola propulsora para todas as restantes aprendizagens. Assim, uma criança com dificuldade nestas áreas apresentará lacunas em todas as restantes matérias, o que provoca um desinteresse cada vez mais marcado por todas as aprendizagens escolares e uma diminuição da sua auto-estima.

Esta dificuldade em ler e escrever tem sido muitas vezes erradamente interpretada, como um sinal de baixa capacidade intelectual. Muito pelo contrário, muitos disléxicos conseguem em certas áreas e em certos momentos da sua actividade, uma performance superior à média do seu grupo etário.

Entre muitos outros 'sintomas' ou sinais em crianças temos:

- Erros por dificuldades na descodificação grafema-fonema.

- Bastantes dificuldades na leitura, com a presença constante de erros e incorrecções, inventando palavras ao ler um texto.

- Escrita com múltiplos erros ortográficos e a qualidade da caligrafia é bastante deficiente.

- Os resultados escolares não são condizentes com a sua capacidade intelectual. Melhores resultados nas avaliações orais do que nas escritas.

- Dificuldades na aprendizagem de uma língua estrangeira (Inglês).

- Apesar das dificuldades na escola revela ser bastante imaginativo e criativo, com um bom raciocínio lógico e abstracto, podendo evidenciar capacidades acima da média em determinadas áreas que não exijam a leitura e a escrita (desenho, pintura, música, teatro, desporto, etc.).

- Omite ou adiciona letras e sílabas (ex: famosa-fama; casaco-casa; livro-livo; batata-bata; biblioteca/bioteca; ...).

- Confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças subtis de grafia ou de som (a-o; o-u; a-e; p-t; b-v; s-ss-ç; s-z; f-t; m-n; v-u; f-v; g-j; ch-j-x; v-z; nh-lh-ch; ão-am; ão-ou; ou-on; au-ao; etc.).

-Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço (b-d; d-p; b-q; d-q; a-e;…).

- Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras (ai-ia; per-pré; fla-fal; me-em; sal-las; pla-pal; ra-ar;…).


Entre muitos outros....

Estudos referem que aproximadamente 30%-40% dos irmãos de crianças disléxicas apresentam de uma forma mais ou menos grave a mesma perturbação. Entre gémeos monozigóticos as percentagens de concordância aumentam para 68%. Uma criança cujo pai seja disléxico apresenta um risco 8 vezes superior à da população em geral.

Um dislexico não tem prazer em falar mal a sua propria lingua.
Um dislexico não tem prazer em escrever com muitos erros ortograficos.
Um dislexico não tem prazer nem não ter prazer na leitura.
Um dislexico não tem prazer em perder imenso tempo a substituir palavras que quer dizer ou escrever, so que por não saber tem que procurar sinonimos.
Um dislexico não tem prazer em nao saber falar várias linguas estrangeiras.
Um dislexico não tem prazer nem passar anos a estudar ingles sem receber frutos.
Um dislexico não tem prazer em ter que ficar calado com vergonha de falar mal.
Um dislexico não tem prazer em não destinguir a direita da esquerda, e um simpes 'pisca' de um automóvel ser um problema.
Um dislexico não tem prazer em nao ter ritmo.
Um dislexico não tem prazer em ter difilculdade em digitar numeros.
Um dislexico não tem prazer em ser o único numa turma que perde mais tempo a estudar português ou inglês que o resto das outras disciplinas.

A dislexia é um problema que nao se nota.
Os dislexicos quando aprendem a lidar com o problema, arranjam formas de disfarçar, falando muito depressa para ninguem se aperceber dos erros. Mas nada é a soluçao. Não tem cura, quem foi acompanhado em pequeno por um especialista melhora, muito, mas nao cura.
Não é por lermos imenso que ficamos melhor.
Não é por todo a gente à nossa volta corrigir a nossa fala que vamos melhorar.
Não é por passar dias a estudar vocabulário, que vamos aprender uma lingua.
Não é por estarem sempre a lembrar-nos que estamos errados que ajuda.
Não é por um professor nos obrigar a escrever uma palavra mil vezes, que impede que minutos a seguir o erro se repita.

Nada podemos fazer a nao ser mentalizarmo-nos que o problema existe e que, apesar de nao ter solução, à formas de contornar.

A minha solução sempre foi a memória visual. Eu não sei se uma palavra esta bem ou mal escrita, apenas parece-me visualmente familiar ou não.
Apesar de o leque de profissões afunilar bastante, há áreas em que conseguimos realmente focalizar toda a nossa atençao.

Quando eu era mais nova as minhas notam rondavam a media de:

Português, inglês e francês = 3

EVT, matemática, ciências, fisico-quimica = 5

Todos as pessoas têm o direito de não gostar de matemática, geometria, quimica, etc porque coitadinhos 'é muito dificil!', ja um dislexico por nao saber português, é um burro, ignorante e uma vergonha por nem saber escrever a própria lingua.

Só por curiosidade alguns dislexicos famosos:

Albert Einstein
Beethoven
Bill Gates
Galileo
Julio Verne
Leonardo da Vinci
Louis Pasteur
Mozart
Pablo Picasso
Steven Spielberg
Van Gogh
Walt Disney
Winston Churchill

fonte http://www.dislexia-pt.com/

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